5 Formas de buscar um assunto no Google e obter melhores respostas


O Google é o buscador mais popular no mundo inteiro. É quase impossível dizer que alguém na internet não usa o famoso buscador quando precisa de uma informação, tirar uma dúvida ou até mesmo fazer os trabalhos de escola no Ctrl + C e Crtl + V. Sim, o Google é fantástico!

Mas ainda sim existem pessoas que não sabem usar a ferramenta de forma correta a fim de obter bons resultados. Acredite, isso acontece todos os dias e muitas delas acabam caindo em sites errados ou não tendo respostas 100% exatas.

Por isso, nós do Portal Winzow vamos listar para você 5 formas de fazer uma pesquisa no Google e obter bons resultados na hora. Quer saber como? Então confira a seguir:

1) Pesquisar apenas a frase exata


Muita gente vai pesquisar no Google e ao invés de usar uma frase ou palavra bem curta, joga um texto enorme no campo de pesquisa. Essa forma está errada! Saiba que quanto mais você escreve no campo de pesquisa, o Google entende que você quer aquele tipo de conteúdo envolvendo todas as palavras que escreveu.

Por exemplo, se você pesquisar: “Como utilizar corretamente a torneira de casa?”, o Google vai entender o seguinte: Como + Utilizar + Corretamente + a + Torneira + de + Casa.  Atualmente o sistema do Google entende quando se trata de uma condição, no caso as palavras “A” ou “De”, como em nossa frase. Se esta for a sua forma de pesquisa, você mandou bem. Nunca pesquise desta forma: “Como eu consigo usar a torneira de casa sem ter que gastar muito no fim do mês”. Desta forma, o buscador vai semelhar as suas palavras e vai afastar os resultados mais precisos como em nosso caso, que era apenas aprender a utilizar de forma correta a torneira.

2) Buscar apenas a palavra chave

Uma forma bem sucedida de encontrar bons resultados no Google é usar a palavra chave que você queira pesquisar. Desta forma o buscador entenderá que você só precisa de resultados relacionados aquele assunto, então ele elimina de forma automática todos os sites que não falam dele. Veja o exemplo abaixo:

Google

• Agora o WhatsApp só permite encaminhar mensagens para 5 contatos

• Veja a previsão de lançamento da linha Galaxy S10 e possível especificações

3) Os resultados mais precisos estão na primeira página

Quando você pesquisar qualquer informação de uma coisa você precisa saber; os resultados mais exatos estão localizados na primeira página. Procure atentamente todos os links que lhe interessa na primeira página, ao passar para a segunda em diante, o assunto e o conteúdo pode ser o mesmo, mas o Google ranqueia as páginas de acordo com as suas informações e termos pesquisados, então é na primeira página que você encontrará os melhores resultados.

Google

4) Observe bem a descrição, as vezes não é o que parece!

Nunca abra uma página somente pelo título em que ela se refere, veja a descrição. O Google já entende que você precisa estar mais ou menos ciente do conteúdo que vai encontrar, por isso ele possibilita que os autores das páginas insiram breves descrições que mostram a você e todos os que encontrarem a página, mais informações do assunto que procuram. Repare bem a descrição de cada link que encontrar e repare também se os termos são negritados. Quando mais palavras negritadas você encontrar em uma descrição, mais são as chances de conseguir resultados eficientes.

Google

5) Tente a sorte, evite pesquisas

Você pode evitar pesquisar se acreditar mesmo que está com sorte. Você já deve ter notado que quando está na página inicial do buscador, o Google nos mostra um botão dizendo “estou com sorte”. Esse botão ao ser clicado leva você para o site onde encontrará as melhores informações exatas de acordo com os termos da sua pesquisa. O que o Google faz basicamente é rastrear as palavras e pegar o site mais próximo do assunto — mais do que os outros — e jogá-lo para você.

Google

• Google divulga os termos mais buscados no ano de 2018; veja a lista

• Siga o papai Noel: Google libera game online com diversas fases

6) Bônus – Utilize outras guias para sua pesquisa

Além da forma convencional de pesquisar você também pode usar outras guias do buscador para incrementar ainda mais a sua pesquisa. Claro que depende do que você vai querer, pois as guias são variadas de acordo com o que você procura. Por exemplo: É possível pesquisarmos um produto á venda direto no Google usando o “Shopping”. Podemos também procurar por informações daquele assunto na guia de “notícias”, e são encontrados outras guias: livros, vídeos, entre outros. Em nosso caso pesquisamos por “Hitler” em livros, então o Google nos listou os últimos lançamentos de livros envolvendo o assunto.

Google

O Google tem várias guias e você pode usá-las de acordo com a sua pesquisa; se for algo que pode ser adquirido o Google vai te ajudar listando produtos e livros. Caso contrário, as outras servirão para consultas e informações.

Google

Você sabia que pode procurar por voos no Google? Sim, o Google tem esse guia!

Google
Guia de voos do Google

O buscador também possui ferramentas que podem ajudar na sua pesquisa. Você pode por exemplo escolher o idioma, o país de origem e dente outros.

Google

Bom, agora que você já sabe de todos os truques faça um boa pesquisa!



Aproveite agora mesmo: Confira a mini-loja do Portal Winzow no Magazine você. São milhares de produtos em vários setores. Sua compra é 100% segura e realizada pelo Magazine Luíza. Clique Aqui