NASA pousa sonda espacial inSight em Marte: Reveja a transmissão e primeira imagem enviada a terra


A NASA pousou sua sonda inSight em Marte nesta segunda-feira, 26. A missão, transmitida ao vivo pela agência espacial norte-americana, tem como objetivo estudar como os planetas rochosos são formados. A aproximação foi concluída com sucesso por volta das 17h53 e a primeira imagem do planeta vermelho já foi enviada à Terra.

Lançada no dia 5 de maio, a sonda espacial InSight tem como objetivo estudar o “interior profundo” de Marte. Segundo os cientistas, os dados devem ajudar a entender a formação de planetas rochosos. A missão no planeta vermelho deve contribuir ainda com pesquisas sobre a origens da própria Terra.

Confira abaixo a transmissão ao vivo da Nasa (Para ver em 360 graus, clique aqui):

A inSight começou a se aproximar de Marte por volta das 17h50 (Horário de Brasília), com abertura do paraquedas para diminuir a velocidade de voo. Em seguida, a sonda iniciou o processo de separação e de preparo para a aterrissagem. Após tocar na superfície do planeta, a espaçonave enviou a seguinte imagem para os cientistas da NASA:


inSight

A última vez que a Nasa fez uma transmissão de um pouso em Marte foi com a sonda Curiosity, que iniciou sua missão no planeta em 2012. Além do YouTube, a chegada também foi transmitida pelo Twitter e pelo Facebook. Quem não puder acompanhar terá outra chance em 2020, quando a agência lançará a missão ExoMars para buscar sinais de vida no planeta vermelho.

Veja Também

• Review: Samsung Galaxy A7 2018

• Google Play vai lembrar dos seus aplicativos quando você trocar de smartphone

• Uber vai lançar serviço de bikes elétricas no Brasil em 2019

O que acontece agora?

Após a chegada da inSight, cientistas da Nasa devem passar cerca de dois a três meses analisando o local onde a sonda pousou. O objetivo desta fase é descobrir os melhores locais para posicionar os equipamentos que farão a pesquisa sobre o interior do planeta vermelho e a movimentação das suas placas tectônicas. No entanto, é preciso ser bem paciente: é possível que a sonda demore meses até descobrir informações relevantes.


Confira a primeira imagem de Marte enviada pela sonda InSight

A NASA divulgou outras duas imagens de Marte que foram capturadas poelo orbitador Odyssey, que acompanha o trabalho da InSight no solo marciano. Nelas é possível ver quanta poeira foi acumulada nas lentes durante o pouso em Marte.

Agora que a etapa de chegada no Planeta Vermelho foi bem sucedida, a InSight inicia os preparamentos para o restante da missão. Ao longo dos próximos dois ou três meses, a sonda vai analisar o local onde pousou para determinar onde posicionar os equipamentos que serão usados para fazer a pesquisa sobre o interior de Marte.

inSight

Via: Olhar Digital



O natal está chegando: Confira a mini-loja do Portal Winzow no Magazine você. São milhares de produtos para o seu fim de ano com até 60% de desconto em vários setores. Sua compra é 100% segura e realizada pelo Magazine Luíza. Clique Aqui