Como verificar se um site é seguro e o que pode ser feito


Milhões de websites e blogs exitem na internet hoje em dia. A rede se tornou um verdadeiro mundo virtual onde todos somos moradores e dependentes dela.  Mas sabemos que nem todo lugar é seguro, como no mundo real. É por isso que o Portal Winzow separou aqui 4 ferramentas poderosas que poderão dizer a você se o site que você acessa é realmente seguro ou não. Antes de tudo, precisamos entender o que é um site não seguro, o que ele pode fazer e quais precauções devo tomar.

Um site não seguro nada mais é que uma hospedagem irregular, ou seja, aquele site naquela hospedagem não age de forma correta. Pra entender melhor um site não seguro é um página que contém ‘brechas’ que deixam hackers e robôs usarem informações pessoais de visitantes como você para divulgações de informações e serviços irregulares.

Essas brechas são chamadas de phishing e malware, e elas estão sempre localizadas em arquivos dentro de um site como link, download ou mídia. No caso dos downloads é ainda pior, pois você acaba baixando um arquivo infectado e o executando em seu computador fazendo com que a ameaça se espalhe.

Veja neste vídeo tutorial como verificar se um site apresenta riscos de segurança a sua navegação:


⇒ Ferramenta 01: Website Malware Scanner

⇒ Ferramenta 02: Sucuri SiteCheck

⇒ Ferramenta 03: UpGuard

⇒ Ferramenta 04: Google Transparency Report

O site está infectado, o que fazer?

Se o site está infectado, a melhor maneira de prevenir sua segurança é não acessa-lo novamente. Mas se mesmo assim se for preciso fazer outros acessos, tenha um antivírus sempre em bom estado e atualizado em seu computador. Evite fazer downloads e clicar em vários links que redirecionam você para outras páginas. Dê um feedback ao criador do site que ele foi identificado por várias ferramentas de que contém uma infecção, assim poderá ajudar ao criador identificá-la e remove-la.

O meu site foi acusado, o que eu posso fazer?

Se o seu site foi acusado por várias ferramentas como não seguro, procure primeiro se informar “do que” ele foi identificado como não seguro. A maioria das ferramentas como aquelas que foram apresentadas aqui, mostram qual é o lugar ou o link de onde está presente a infecção. Procure se informar e remover do seu site o que foi identificado nas varreduras.

Como verificar se um site é seguro e o que pode ser feito

Veja também

– PC lento? Saiba o que pode ser e como melhorá-lo

– Como remover vírus e malwares do seu navegador

Inscreva-se no canal do Portal Winzow no YouTube para não perder nenhum tutorial, reviews e conteúdos relacionados a tecnologia. 🙂



O natal está chegando: Confira a mini-loja do Portal Winzow no Magazine você. São milhares de produtos para o seu fim de ano com até 60% de desconto em vários setores. Sua compra é 100% segura e realizada pelo Magazine Luíza. Clique Aqui